Benedito Roberto Meira nasceu na periferia da cidade de São Paulo, em 21 de abril de 1962.
Advogado e Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, chegou ao Comando-Geral da maior Força Pública de Segurança do País, em 2012.
É casado há 36 anos com Margarete Meira. Da união, nasceram os filhos Breno e Alana, que orgulham os pais como boas pessoas, cidadãos comprometidos e profissionais bem-sucedidos.
Filho de Dona Zuca e do “Seu” Leônidas da Farmácia, ao lado dos irmãos Magali e Ricardo, viveu partes da infância na cidade-natal, e também em Piraju e em Águas de Santa Bárbara.
Dedicado aos estudos, Coronel Meira ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde sua formação como Oficial da PM foi concluída em 1983.
Um ano depois, chegou a Bauru, acolhido pelo 4º Batalhão de Caçadores. Foi na cidade que conheceu sua esposa, que, à época, também atuava na Polícia Militar.
Por aqui, constituiu sua família, formou-se em Direito, até que, em 1995, assume o Comando da 1ª Companhia do 4º Batalhão - posto ocupado ao longo de dez anos, no qual desempenhou trabalho memorável no policiamento preventivo e comunitário, tornando-se conhecido como “Capitão Meira”.
Após quatro anos na Polícia Rodoviária, em 2009, volta a Bauru, de onde sua família nunca saiu, e assume o Comando do 4º Batalhão, como Tenente-Coronel.
Promovido a Coronel em 2010, atua no Comando da Zona Leste de São Paulo e no CPI-10 (Araçatuba), até que, em 2012, é nomeado Secretário-Chefe da Casa Militar.
Poucos meses depois, é convidado para a missão de ser o Comandante-Geral da PM Paulista, passando por grandes desafios, traçando planos e ações em prol da sociedade e da tropa. Em janeiro de 2015, foi para a Reserva da Corporação.
Em 2016, concorre às Eleições Municipais pela primeira vez e, como segundo candidato a vereador mais votado por Bauru, é eleito para o cargo, com 4.774 votos.
Após o primeiro mandato combativo, os bauruenses renovaram sua confiança e Coronel Meira foi reeleito como o mais votado da cidade, com o apoio de 5.147 eleitores e eleitoras.
Atualmente filiado ao Partido Novo, é Presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, no biênio 2023-2024. Tem como principais pautas a Fiscalização do Poder Executivo, a Saúde Pública, a Educação e a Segurança.